Environment

Sobre a deposição e incineração ilegais de resíduos tóxicos em Roma

Petitioner
8 supporters 8 in European Union

Collection finished

8 supporters 8 in European Union

Collection finished

1. Launched 2019
  2. Collection finished
  3. Prepare submission

Dies ist eine Online-Petition of the European Parliament.

forwarding

A peticionária denuncia a poluição dos solos e da atmosfera nos distritos da parte oriental de Roma, causada pela deposição e incineração ilegais de resíduos em acampamentos de ciganos e nas zonas adjacentes. A prática, conhecida como «Terra dos Fogos», está a espalhar uma mistura mortal de resíduos perigosos enterrados ou incinerados que se mistura com fumos tóxicos e alimenta um sistema ilegal de tratamento de resíduos, bem como a recuperação ilegal de sucata metálica obtida por meios ilícitos. A nível europeu, a Comissão agiu através da realização de um inquérito (EU PILOT 6165/14/ENVI), em 2014, destinado a identificar eventuais violações da Diretiva-Quadro Resíduos no que se refere à proteção da saúde humana e do ambiente (artigo 13.º da Diretiva 2008/98/CE), recebendo o compromisso das autoridades competentes (ministérios e administrações municipais) de adotar medidas adequadas para combater a prática da deposição e incineração ilegais de resíduos tóxicos e limpar as zonas afetadas. A nível nacional e local, a prática foi objeto de um inquérito da comissão parlamentar sobre as condições de segurança e a deterioração das cidades e das suas zonas periféricas, e acompanhada pela «ARPA Lazio», a agência regional técnica para a proteção do ambiente. Apesar das medidas excecionais anunciadas pelo Ministério do Interior e da Administração Municipal (incluindo o controlo militar nas zonas afetadas), análises realizadas no local durante o verão de 2017 revelaram níveis alarmantes de materiais poluentes e agentes patogénicos (dioxinas e furanos). Consequentemente, a peticionária solicita que as instituições europeias trabalhem com as autoridades nacionais competentes para identificar todas as eventuais violações das obrigações comunitárias neste domínio.

Link to the petition

Image with QR code