Environment

Em nome de um grupo de ONG e cidadãos búlgaros e romenos, sobre preocupações de segurança relativas a um depósito de armazenamento definitivo de resíduos radioativos na Bulgária

Os peticionários expressam preocupações de segurança relacionadas com a construção do depósito nacional para armazenamento definitivo de resíduos radioativos de nível baixo e intermédio, em Radiana, na Bulgária, muito perto do rio Danúbio e da fronteira com a Roménia. Afirmam que a construção contaminará as águas subterrâneas com resíduos radioativos, alguns dos quais com uma semivida de várias centenas de milhares ou mesmo dezenas de milhões de anos. Os peticionários chamam a atenção para falhas jurídicas na avaliação do impacto ambiental e defendem que a quantidade de resíduos radioativos que serão depositados em Radiana excede largamente as estimativas do atual projeto. Alegam que existem violações das Convenções de Aarhus e de Espoo e solicitam a suspensão do financiamento destinado a este projeto.