Handelspolitik

Sobre a obsolescência programada de lâmpadas e outros produtos domésticos vendidos na UE

André Kauper
  1. Launched 25/02/2020

O peticionário opõe-se à predominância de produtos não passíveis de serem reparados vendidos no mercado único, e insta à limitação da liberdade dos fabricantes na produção de bens com uma estratégia de obsolescência programada. O peticionário dá como exemplo as lâmpadas com uma duração de luminescência limitada e máquinas de café fabricadas com componentes baratos, cuja substituição ou reparação não é possível pelos fabricantes nem pelos revendedores. O peticionário manifesta preocupação pelo facto de este modo de produção e de consumo não ser favorável nem para os consumidores nem para o ambiente, resultando num agravamento dos problemas ambientais e das alterações climáticas. Considera que as práticas comerciais subjacentes a esta tendência são comparáveis aos cartéis, e insta a uma nova estratégia regulamentar para proteger o consumidor e o ambiente.

Thank you for your support, André Kauper