Sobre a necessidade de proceder a uma verificação do plano de controlo da radioatividade da terra em Palomares (Espanha)  

petitioner
Petition is directed to
Petitionsausschuss des Europäischen Parlaments
7 Supporters 7 in European Union
Collection finished
  1. Launched 2020
  2. Collection finished
  3. Prepare submission
  4. Dialog with recipient
  5. Decision

Dies ist eine Online-Petition of the European Parliament.

forwarding

A petição diz respeito ao incidente de Palomares, no qual a aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos colidiu em voo sobre a área em 1966, resultando em contaminação por plutónio. A Comissão Europeia concluiu uma missão de verificação na área, em 2010, e concordou que os planos de gestão e vigilância da área eram adequados na altura. Os EUA assinaram um acordo com a Espanha em 2015 para gerir os resíduos radioativos. O peticionário considera que os planos dos EUA para restaurar a área e remover os resíduos radioativos não resultam em proteção ou normas de segurança adequadas. Alega que os planos continuarão a resultar numa elevada concentração de um isótopo perigoso na área. O peticionário alega ainda que os planos especificam uma área total a ser limpa de 28 000 m3, uma redução significativa em relação ao valor anterior, de 50 000 m3, no plano de reabilitação de Palomares (PRP) acordado em 2010. Considera que a descontaminação parcial não é uma solução adequada. O peticionário alega que ainda existe um estigma social e económico na área e que os setores turístico e agrícola são gravemente afetados. Por conseguinte, solicita à CE que supervisione a área de forma independente, para controlar os níveis de radioatividade, e investigue esta questão, em conformidade com o artigo 35.º do Tratado Euratom.

Not yet a PRO argument.

No CONTRA argument yet.

Help us to strengthen citizen participation. We want to support your petition to get the attention it deserves while remaining an independent platform.

Donate now