Sobre o impacto ambiental das baterias utilizadas nos automóveis elétricos

Na opinião do peticionário, segundo a investigação mais recente, os motores de combustão são muito mais respeitadores do ambiente do que os automóveis que utilizam baterias elétricas. Alega que a produção de automóveis elétricos não é mais respeitadora do ambiente do que a produção de motores de combustão. Afirma igualmente que a promoção exclusiva de automóveis elétricos está a destruir deliberadamente a indústria automóvel europeia. O peticionário enumera vários ónus ambientais decorrentes da utilização de baterias nos automóveis: a exploração de lítio, que devasta a natureza devido aos métodos invasivos utilizados na extração de lítio da rocha com recurso a substâncias químicas não degradáveis, bem como os custos de transporte e a poluição resultantes do transporte de lítio para os fabricantes de baterias e, subsequentemente, para os fabricantes de automóveis de todo o mundo. Além disso, lamenta os vários inconvenientes dos automóveis elétricos, a saber, o custo elevado das baterias (mesmo com subvenções da UE), a falta de garantia quanto à autonomia em quilómetros (que varia em função de inúmeros fatores, como a carga, a velocidade, o ar condicionado) e a capacidade da bateria ao cabo de 24 anos, os custos de carregamento muito elevados nos postos de carregamento rápido e a falta de infraestruturas em mais de 80 % do território da UE. Questiona ainda o valor de revenda e os custos de reparação e desmantelamento dos automóveis elétricos.