Außenpolitik

SDK Dzimtene
  1. Launched 20/05/2020
  2. Time remaining 9 months

Após a Segunda Guerra Mundial, foram derramadas cerca de 13 000 toneladas de agentes de guerra química no mar Báltico. De acordo com o peticionário, desde então, estão no mar substâncias altamente tóxicas, que colocam em perigo os Estados bálticos, bem como todas as espécies marinhas. O peticionário refere peritos que salientaram que, a qualquer momento, o mar Báltico se pode transformar numa segunda Chernobil. Explica, ademais, que a corrosão do metal resultante da sua exposição à água do mar torna, por conseguinte, os produtos químicos tóxicos num perigo para a vida das pessoas. Os compostos estáveis de substâncias tóxicas no corpo humano podem produzir efeitos mais perigosos do que as radiações. Muitas zonas do mar Báltico são bancos de pesca tradicionais e milhões de toneladas de peixe podem possivelmente conter substâncias químicas tóxicas. O peticionário menciona o encapsulamento destas armas, considerando, ao mesmo tempo, que tal não pode ser feito individualmente por cada país, uma vez que os arsenais químicos subaquáticos ameaçam todos os países da região do Báltico. O peticionário entende que a limpeza das águas europeias requer apoio de toda a UE. Insta, por isso, a União Europeia a disponibilizar urgentemente fundos para a descontaminação do mar Báltico, em consonância com o Acordo de Paris e as prioridades da Comissão Europeia.

Thank you for your support, SDK Dzimtene