Environment

Em nome do Movimento 5 Estrelas, subscrita por dois signatários, contra um projeto de transformação de um incinerador em Sesto San Giovanni

Os peticionários queixamse de uma possível violação da legislação europeia, nomeadamente do pacote de medidas relativas à economia circular, de 4 de julho de 2018, e da Diretiva 2010/75/UE relativa às emissões industriais, que prevê o requisito de aplicação das melhores técnicas disponíveis (MTD), designadamente, às instalações de gestão de resíduos. À luz da legislação acima referida, o peticionário questiona a legalidade da construção de um agregado inovador para resíduos em Sesto San Giovanni (Milão), com o duplo objetivo de converter um incinerador existente numa instalação térmica para combustão de lamas de depuração por via húmida e numa segunda linha de produção para o tratamento de resíduos húmidos, para a produção de biogás. Os peticionários salientam que as licenças não cumprem o requisito relativo às MTD, uma vez que, por exemplo, a instalação está localizada na zona do parque do rio Lambro e a hierarquia dos resíduos não é respeitada no contexto de uma economia circular, segundo a qual a prevenção, a reutilização e a reciclagem têm prioridade sobre a incineração. Apelam, por conseguinte, à revisão das licenças.