Handelspolitik

Em nome da confederação italiana «Coldiretti» e da fundação «Campagna Amica» e subscrita por 120 000 signatários, sobre o regulamento europeu relativo aos rótulos que indicam a origem dos géneros alimentícios 

CONFEDERAZIONE NAZIONALE COLDIRETTI
Petition is directed to
Petitionsausschuss des Europäischen Parlaments
12 Supporters 12 in Europäische Union
2% from 500 for quorum
  1. Launched 25/02/2020
  2. Collection yet 10 months
  3. Submission
  4. Dialog with recipient
  5. Decision

Dies ist eine Online-Petition of the European Parliament. If you click "sign", you will get forwarded to get registered with the website of of the European Parliament:

Sign

Os peticionários estão preocupados com o conteúdo do projeto de regulamento de execução do Regulamento (UE) n.º 1169/2011 relativo à rotulagem dos géneros alimentícios. Na sua opinião, o regulamento atualmente em fase de elaboração fica aquém das expectativas dos consumidores (que participaram na consulta pública realizada em 1 de fevereiro de 2018), que gostariam de obter mais informações quando o país ou local de origem de um género alimentício é indicado e é diferente do seu ingrediente primário (mais de 50 %). Neste caso, o regulamento de base exige a adoção de atos de execução adequados (ver artigo 26.º, n.os 3 e 8). No entanto, no projeto de regulamento de execução, a Comissão parece não ter cumprido as restrições da isenção concedida pelo colegislador europeu; em particular, ao isentar as marcas registadas da obrigação de indicar a origem diferente do ingrediente principal e, de um modo mais geral, ao confiar na boa vontade dos empresários para cumprir esta obrigação. A decisão sobre o nível de pormenor que desejam fornecer sobre a origem dos ingredientes primários é deixada ao seu critério. Paradoxalmente, para os géneros alimentícios que beneficiam de uma denominação geográfica conhecida como indicação geográfica protegida (IGP), esta informação parece ser mais incompleta do que para os géneros alimentícios sem indicação geográfica. Além disso, após a entrada em vigor do regulamento de execução (prevista para abril de 2019), as regras nacionais relativas à origem de determinados géneros alimentícios, incluindo os produtos lácteos, o mel, as frutas e produtos hortícolas, o peixe e a carne de bovino, caducariam, o que representaria um risco para os consumidores ao reduzir as informações que, atualmente, lhes permitem identificar a origem destes produtos. Por estes motivos, os peticionários solicitam à Comissão que suprima as isenções em questão e que o Parlamento Europeu tenha uma palavra a dizer em relação ao conteúdo do regulamento de execução.

Thank you for your support, CONFEDERAZIONE NAZIONALE COLDIRETTI

Not yet a PRO argument.

No CONTRA argument yet.

Help us to strengthen citizen participation. We want your petition to get attention and stay independent.

Donate now