Health

Em nome da Ordine dell’Universo («Ordem do Universo»), sobre o apoio a sistemas alimentares e estilos de vida saudáveis e respeitadores do ambiente

Petition is addressed to

0 signatures

Collection finished

0 signatures

Collection finished

1. Launched 2020
  2. Collection finished
  3. Prepare submission

Dies ist eine Online-Petition of the European Parliament.

forwarding
This petition is also available in English .

Petition richtet sich an: Petitionsausschuss des Europäischen Parlaments

À luz da pandemia de COVID-19, que revelou a necessidade urgente de um modo de vida mais consentâneo com as necessidades humanas e a conservação do ambiente, a peticionária salienta a importância da nutrição e da utilização de recursos naturais como o solo e a água, entre outros, para alcançar este objetivo. Apresentando uma série de dados preocupantes sobre as causas de mortalidade e a degradação da saúde pública antes da pandemia (doenças do sistema circulatório, diabetes, cancro e doenças respiratórias), bem como informações sobre a crescente incidência da obesidade entre a população, incluindo as crianças (Itália é aparentemente o 2.º pior classificado na UE no que respeita à obesidade das crianças de sete a oito anos, ver infra), a peticionária – que é presidente de uma associação de aconselhamento nutricional – apela à introdução de disposições legais, inclusive na Constituição italiana, sobre o direito a «alimentos adequados». Tal estaria relacionado com o direito à saúde e à proteção da dignidade humana, ameaçados pela subnutrição, em resultado tanto da carência como do excesso de alimentos. Por conseguinte, solicita um plano de ação para a prevenção da subnutrição e a sensibilização do público para sistemas alimentares saudáveis e bons comportamentos alimentares (incluindo no tocante à produção). A peticionária salienta que a referida boa «governação» no domínio dos alimentos deve prevalecer sobre os conflitos de interesses, dando prioridade à saúde pública e ao bem-estar em detrimento dos interesses da indústria alimentar. Insta, por conseguinte, as instituições europeias, aquando da execução deste plano, a reduzirem o impacto do sistema agrícola e pecuário no ambiente e na saúde e a intervirem como mediador entre as várias partes interessadas do setor alimentar, a fim de dar prioridade a ingredientes alimentares naturais.

Link to the petition

Image with QR code