Administration

Sobre um conflito entre o Estatuto dos Funcionários da União Europeia e a legislação checa relativa a poupanças nos regimes complementares de pensão 

Petitioner
Petition is directed to
Petitionsausschuss des Europäischen Parlaments
2 supporters 2 in European Union

Collection finished

2 supporters 2 in European Union

Collection finished

  1. Launched 2019
  2. Collection finished
  3. Prepare submission
  4. Dialog with recipient
  5. Decision

Dies ist eine Online-Petition of the European Parliament.

forwarding

A peticionária, antiga funcionária do Parlamento Europeu, não consegue transferir as contribuições feitas no âmbito do regime de pensões das instituições da UE para nenhum fundo privado na República Checa devido a um conflito entre as disposições do Estatuto dos Funcionários e a legislação checa relativa a poupanças nos regimes complementares de pensão. De acordo com a peticionária, o Estatuto dos Funcionários permite a transferência de poupanças para um fundo privado se, nomeadamente, o capital não for reembolsado, ao passo que a legislação checa garante a possibilidade de os clientes de fundos privados receberem reembolsos fixos únicos. Por conseguinte, a peticionária alega que nenhum dos fundos privados checos cumpre os requisitos do Estatuto dos Funcionários e que todas as transferências de pensões estão bloqueadas. A Comissão Europeia aconselhou a peticionária a utilizar um fundo privado noutro Estado-Membro, mas a peticionária salienta que tal aumentará os seus custos administrativos, a sujeitará a tributação noutro Estado-Membro e a privará da possibilidade de beneficiar de subvenções e isenções fiscais na República Checa. A peticionária considera que as atuais regras são discriminatórias e violam o artigo 3.º, n.º 2, do TUE e os artigos 21.º e 48.º do TFUE.

Link to the petition

Image with QR code

Tear-off slip with QR code

download (PDF)

Not yet a PRO argument.

No CONTRA argument yet.

Help us to strengthen citizen participation. We want to support your petition to get the attention it deserves while remaining an independent platform.

Donate now