Environment

Em nome do grupo «No alla costruzione APL» e subscrita por 23 signatários, sobre a oposição à construção de um troço de autoestrada

Petitioner
0 supporters 0 in European Union

Collection finished

0 supporters 0 in European Union

Collection finished

1. Launched 2020
  2. Collection finished
  3. Prepare submission

Dies ist eine Online-Petition of the European Parliament.

forwarding

Segundo os peticionários, existe um risco de danos irreversíveis para a saúde pública devido ao projeto de construção rodoviária da «Autostrada Pedemontana Lombarda» (A.P.L.), que terá uma extensão de 157 km, dos quais 67 km serão de autoestrada, 20 km, de estradas de circunvalação e 70 km, de estradas locais, no território de 6 municípios afetados pela nuvem de dioxinas (TCDD) libertada pela sociedade ICMESA em Seveso, em 1976. Os trabalhos de terraplanagem irão libertar as dioxinas ainda presentes no solo, agravando a exposição dos residentes a estas substâncias químicas. No entanto, apenas estão previstos trabalhos de remediação de solos contaminados em três dos seis municípios. Além disso, o projeto de construção rodoviária da A.P.L. implica uma utilização importante do solo que é contrária à Comunicação da Comissão COM(2011) 571 final (info 2A), as duas passagens inferiores previstas afetam o equilíbrio hidrogeológico das zonas inundáveis e, por último, mas não menos importante, a Lombardia tem uma das piores classificações na Europa no que respeita à qualidade do ar (info 2D). Por estes motivos, os peticionários apelam ao abandono do projeto de construção rodoviária, que também é contrário aos objetivos fundamentais (ambiente e saúde) da Diretiva 2014/52/UE relativa à avaliação dos efeitos de determinados projetos públicos e privados no ambiente.

Link to the petition

Image with QR code