Welfare

Em nome da organização sem fins lucrativos Still I Rise, sobre alegados abusos de menores não acompanhados e as suas condições de vida no campo de refugiados de Samos, na Grécia

O peticionário denuncia os abusos inaceitáveis de menores não acompanhados e a violação dos seus direitos humanos pelas autoridades do campo de refugiados de Samos, na Grécia. De acordo com os dados fornecidos pelo peticionário, 19% dos menores que vivem neste campo de refugiados não são acompanhados por um familiar ou tutor, sendo, por conseguinte, privados de proteção adequada. Refere-se, em especial, à má distribuição dos alimentos e à falta de cuidados de saúde adequados e de apoio jurídico e psicológico. Condena os abusos nos procedimentos de acolhimento e identificação de menores, a subnutrição, as más condições de higiene e a violência policial, que contribuem para condições de vida deploráveis dos menores com graves repercussões para a sua saúde física e mental. Assim, o peticionário insta as instituições da UE a porem termo a esta violação sistemática dos direitos humanos dos menores não acompanhados.