Sobre a luta contra o alegado tráfico de seres humanos e o branqueamento de capitais quando se empregam trabalhadores de países terceiros 

Petition is directed to
Petitionsausschuss des Europäischen Parlaments
1 supporter 1 in European Union

Collection finished

1 supporter 1 in European Union

Collection finished

  1. Launched 2019
  2. Collection finished
  3. Prepare submission
  4. Dialog with recipient
  5. Decision

Dies ist eine Online-Petition of the European Parliament.

forwarding

O peticionário, um trabalhador ucraniano, esteve empregado na Polónia, desde o final de 2016 até ao início de 2019, através de uma agência de trabalho temporário. Na sua opinião, os responsáveis pela agência inventaram um sistema de emprego falso e fraudulento para tirar partido do sistema e dos trabalhadores, sem lhes oferecer quaisquer garantias sociais. As condições de trabalho eram perigosas para saúde e ilegais à luz da legislação polaca. O peticionário salienta que, durante os dois anos em que foi subcontratado por esta agência, uma grande parte dos seus salários não foi declarada nem tributada, e que não recebeu qualquer remuneração por fazer horas extraordinárias. Contactou, a este respeito, as instituições reguladoras polacas, o poder judicial e os meios de comunicação social. As principais acusações do peticionário dizem respeito a alegadas violações da Diretiva 2009/52/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de junho de 2009, que estabelece normas mínimas sobre sanções e medidas contra os empregadores de nacionais de países terceiros em situação irregular, da Diretiva 2011/36/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de abril de 2011, relativa à prevenção e luta contra o tráfico de seres humanos e à proteção das vítimas, e da Diretiva (UE) 2018/1673 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2018, relativa ao combate ao branqueamento de capitais através do direito penal.

Link to the petition

Image with QR code

Tear-off slip with QR code

download (PDF)

Not yet a PRO argument.

No CONTRA argument yet.

Help us to strengthen citizen participation. We want to support your petition to get the attention it deserves while remaining an independent platform.

Donate now