Health

Em nome da câmara municipal de Brunico, sobre os possíveis danos para a saúde da nova tecnologia de comunicações móveis 5G

1 supporter 1 in European Union

1 supporter 1 in European Union

Em 19 de fevereiro de 2020, a câmara municipal de Brunico (província de BolzanoAlto Adige) adotou uma resolução questionando a compatibilidade da tecnologia de telecomunicações móveis 5G com a saúde pública, na ausência de provas científicas do seu impacto sobre as pessoas, os animais e a natureza. A este respeito, o peticionário evoca o artigo 191.º do TFUE, em particular o princípio da precaução e o princípio da ação preventiva. Uma vez que a câmara municipal não dispõe de meios para monitorizar os efeitos do aumento da exposição a ondas eletromagnéticas em grupos de pessoas sensíveis (crianças, jovens, idosos ou pessoas com doenças crónicas), apela à adoção de legislação a nível europeu para a criação de zonas sensíveis, a fim de reduzir os valoreslimite existentes ou de introduzir proibições de instalação de postes de comunicações móveis e a utilização de outras tecnologias de transmissão similares. A câmara municipal também apela ao financiamento de estudos ad hoc no domínio da saúde, a realizar por organismos independentes.