Sobre uma comissão de inquérito tendo em vista atenuar as diferenças sociais e económicas entre os Estados-Membros

O peticionário faz uma análise da situação de impasse do percurso comum da UE, baseado num princípio de reciprocidade e iniciado em 1957 pelos seis países fundadores. Argumenta que este impasse resulta no enfraquecimento de um sentimento emergente de identidade europeia. Por conseguinte, para que o projeto europeu volte a ser credível, apela a que se reafirme este princípio de reciprocidade e de solidariedade concreta entre os cidadãos da União. Sem este espírito de mutualização e partilha de responsabilidades entre os EstadosMembros, é de prever, além de uma crise económica sistémica, uma vaga de populismo incontrolável. Solicita à Presidente da Comissão Europeia que crie uma comissão para analisar a natureza dos problemas e dos desequilíbrios, respondendo às preocupações dos cidadãos, e que proponha medidas corretivas para alcançar um dos objetivos da UE: atenuar as diferenças sociais e económicas entre os Estados-Membros.