Sobre o direito a ser educado na língua materna

O peticionário queixa-se de que o direito a ser educado na língua materna durante as fases da educação na primeira infância é sistematicamente violado no sistema educativo da Catalunha, sem que as autoridades educativas tomem medidas para evitar tal situação. Esta infração decorre de uma forma degradante para as crianças e as suas famílias. Expressões discriminatórias são frequentemente utilizadas, por vezes mesmo discursos de ódio, o que se estende, em muitos casos, aos meios de comunicação oficiais, que são financiados com dinheiros públicos. Tal pode ser observado, segundo o peticionário, nos canais de televisão catalães e, em particular, na TV3. A petição solicita uma investigação dos factos apresentados, uma vez que, de acordo com o peticionário, tal não é possível através dos organismos do sistema autónomo de inspeção escolar, uma vez que não tomarão medidas em seu nome.