Administration

Sobre a defesa do direito de voto individual dos membros do Tribunal de Justiça da União Europeia

Petitioner
1 supporter 1 in European Union

Collection finished

1 supporter 1 in European Union

Collection finished

1. Launched 2020
  2. Collection finished
  3. Prepare submission

Dies ist eine Online-Petition of the European Parliament.

forwarding

O peticionário salienta que os juízes do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) não podem votar individualmente nos acórdãos proferidos pelo Tribunal. Considera que tal é contrário ao princípio democrático da transparência, que é fundamental para a União Europeia. O peticionário considera que o TJUE não deve ser autorizado a ignorar o princípio da transparência. Salienta que o desacordo entre os juízes é justificado quando a decisão tem por objetivo resolver uma questão difícil ou uma questão relacionada com a forma como a lei deve ser aplicada no futuro. Noutros contextos, o reconhecimento dos votos individuais foi utilizado para seguir a evolução da jurisprudência, sem pôr em causa os poderes, incluindo o poder de execução, que são inerentes à pronúncia de um acórdão validamente adotado.

Link to the petition

Image with QR code