Environment

Em nome do Comité René Cassin, sobre o tratamento de águas residuais urbanas numa zona do sul de Sevilha (El Polígono Sur), Espanha

O peticionário manifesta preocupação relativamente à poluição na zona de Polígono Sur em Sevilha, devido ao problema do tratamento de águas residuais urbanas. É membro de uma organização sem fins lucrativos que presta apoio gratuito à freguesia daquela zona desde 2013. Afirma que a população daquela zona contactou a sua organização pedindo ajuda e deram conta do desconforto que sentem com a sua situação de vida pouco digna. Forneceu fotografias da poluição. Declara que as águas residuais contêm hidrocarbonetos, chumbo, matéria fecal, urina e todos os tipos de resíduos que as ratazanas e os insetos trazem. Alega que tal agravou os problemas de saúde na região e que existem infeções com origem nas águas, bem como infeções provocadas pelos ratos e pelas ratazanas. Declara que houve financiamento para melhorar a zona, incluindo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (2006-2014), mas que algumas partes do bairro continuam na mesma: deterioradas e ineptas para se viver. Entrou em contacto com diversas autoridades locais, autónomas e nacionais, incluindo com o provedor de justiça da Andaluzia, o presidente da câmara de Sevilha, o conselho para a previdência social e muitas outras entidades. Alega que não há resposta e que a Espanha não está a cumprir a Diretiva 1991/271/CEE, relativa ao tratamento de águas residuais urbanas, solicitando, por isso, ajuda ao Parlamento Europeu.