Utbildning

Sobre o lançamento de um processo de registo integrado e de um documento de identificação para estudantes Erasmus na Europa

Petitionen är riktat mot
2 Stödjande 2 i Europeiska unionen

Insamlingen är klar

2 Stödjande 2 i Europeiska unionen

Insamlingen är klar

1. Startad 2019
  2. Insamlingen är klar
  3. Förbered inlämning
  4. Dialog med mottagare
  5. Beslut

Detta är en online-petition av Europaparlamentet.

vidarebefordrar

O peticionário afirma que, devido essencialmente a uma série de obstáculos administrativos e processos de registo complicados e morosos, muitos estudantes Erasmus não se inscrevem como residentes nos seus países de acolhimento, o que pode causar problemas em domínios como os transportes, a integração, a transparência e mesmo a proteção jurídica. Com vista a melhorar o próximo programa Erasmus + (2021-2027), o peticionário sugere que o processo de acesso ao programa seja harmonizado e digitalizado, tendo em vista a aceitação por uma universidade anfitriã com direito a residir no local onde a universidade se encontra durante o intercâmbio. Com base em iniciativas existentes, como o «Erasmus sem papel» e o projeto-piloto «Cartão Europeu de Estudante», o peticionário propõe a criação de um documento de identificação para os estudantes Erasmus (e-ID) que sirva de identificação oficial durante a sua estadia no estrangeiro e os dispense dos complexos processos de registo nos seus países de acolhimento. Por outro lado, tal reforçaria a transparência para as autoridades nacionais. Por outro lado, a identificação eletrónica poderia ser utilizada para outros fins como, por exemplo, método de pagamento em universidades, cartão de transporte ou cartão de saúde, em conformidade com o modelo introduzido na Estónia.

Länk till petitionen

Bild med QR-kod

Avrivningslapp med QR-kod

ladda ner (PDF)

Inga PRO-argument ännu.

Inga KONTRA-argument än.

Bidra till att stärka medborgarnas delaktighet. Vi vill göra din oro hörd samtidigt som vi förblir oberoende.

Donera nu