Eat ORIGINal! Unmask your food

3. Submitted
  4. Dialogue
  5. Finished

This is an European Citizens' Initiative.

This petition is also available in English .

Petition is addressed to: Comissão Europeia

Pedimos à Comissão Europeia que imponha uma declaração de origem obrigatória para todos os produtos alimentares, a fim de prevenir as fraudes, proteger a saúde pública e garantir o direito dos consumidores à informação. 1. Tornar obrigatória a indicação do país de origem para todos os alimentos transformados e não transformados que circulam na UE, sem derrogação para as marcas registadas e as indicações geográficas. 2. No que diz respeito aos alimentos transformados, tornar a rotulagem relativa à origem obrigatória para os ingredientes primários, caso tenham uma origem diferente da do produto final. 3. Melhorar a coerência dos rótulos, incluindo informações harmonizadas acerca dos métodos de produção e de transformação, a fim de garantir a transparência em toda a cadeia alimentar.

Tear-off stub with QR code

Petition details