Environment

57% achieved 1.000 for collection target
  1. Launched 04/08/2019
  5. decision
I agree that my data will be stored. The petitioner can view my name and location and forward it to the petition recipient. I can revoke this consent at any time.

Exmo. Senhor Vasco Alves Cordeiro,

É com grande preocupação que nós, os signatários nacionais e internacionais desta carta aberta, que lhe é dirigida na sua função de Presidente do Governo Regional dos Açores, observamos uma evolução inquietante nos Açores e nas suas águas territoriais (ZEEA, Zona Económica Exclusiva dos Açores). No ecossistema do Atlântico, os Açores têm uma importância fundamental para a natureza e os seus seres vivos, tanto debaixo como acima da água. A conservação deste singular ecossistema central é uma tarefa crucial para a humanidade. A destruição deste sistema pode ter consequências graves para os seres humanos, não só nos Açores.

Reason

Por consideração pelas gerações vindouras e por consideração pelo tratamento sustentável transgeracional da natureza dos Açores, gostávamos de lhe apelar a mudar fundamentalmente a sua política no domínio da proteção ambiental e marítima. Há muitos anos que, juntamente com peritos, o Governo Regional e diversas administrações das nove ilhas estabeleceram zonas de proteção marítima e reservas naturais no mar à volta dos Açores e também diretamente nas ilhas, pelo menos teoricamente. Desde 08.07.2008 estão legislados Parques Naturais de Ilha, para cada uma das Ilhas dos Açores. No entanto, para que serve o estabelecimento de zonas de proteção marítima se estas leis excluem espécies pelágicas, como o tubarão, o espadarte e o atum, o isco vivo, e se se continua a autorizar que embarcações de pesca permaneçam, e até desenvolvam atividades extrativas nas zonas a que chamam Reservas? Se não se trava a pesca ilegal na prática, se as zonas de proteção marítima não são respeitadas e, apesar de muitas indicações, participações e solicitações no sentido de mudar isso, continuarem a ser exploradas pelo setor da pesca, teremos certamente o futuro comprometido. Mesmo o futuro da Pesca.

O mesmo acontece nas águas da zona constituída pelas 200 milhas náuticas, a ZEE dos Açores, na qual frotas de pesca nacionais e estrangeiras exploram implacavelmente unidades populacionais de grandes peixes, como o tubarão, o espadarte, o espadim branco e azul e o atum.

É preciso mudar isso drasticamente para proteger o futuro do mar e dos seus seres vivos, mas também das futuras gerações humanas.

Na carta aberta especificamos sete domínios e exemplos que evidenciam como até agora se tratou o mar à volta dos Açores com a tolerância e a conivência do Governo Regional.

Dirigimo-nos a si, Senhor Dr. Vasco Alves Cordeiro, para lhe pedir que altere sustentavelmente precisamente estas situações no futuro.

www.sharkproject.org/wp-content/uploads/2019/08/PT_Open-Letter-Azores_2019_.pdf

Thank you for your support, Sharkproject International e.V. from Heusenstamm
Question to the initiator

Diese Petition wurde in folgende Sprachen übersetzt

new language version

pro

contra

Why people sign

Tools for the spreading of the petition.

Signing widget for your own website

API (interface)

/petition/online/carta-aberta-para-o-presidente-do-governo-regional-dos-acores/votes
Number of signatures on openPetition and, if applicable, external pages.
HTTP method
GET