Region: Leipzig
Kultur

Salve o Westwerk. Política municipal para a conservacao de espacos de criatividade nao comerciais

Petent/in nicht öffentlich
Petition richtet sich an
Prefeito superior da cidade de Leipizig
4.930 Unterstützende 3.942 in Leipzig

Die Petition wurde abgeschlossen

4.930 Unterstützende 3.942 in Leipzig

Die Petition wurde abgeschlossen

1. Gestartet 2017
  2. Sammlung beendet
  3. Eingereicht
  4. Dialog
  5. Beendet

O Westwerk é um antigo complexo industrial no oeste de Leipzig, que oferece espaco para ateliers, galerias, servicos de trabalhos manuais, espacos de eventos e gastronomia. A particularidade do Westwerk se encontra na sua singular utilizacao para espacos nao comerciais de Arte & Cultura assim como espacos comercias usados, que se enriquecem reciprocamente na sua vizinhanca.

Preponderantemente os espacos de trabalho nao comerciais estao ameacados na sua existência devido uma onda de demissoes e drástico aumento nos alugueis. No seu lugar devem entrar estabelecimentos com maior solvência. Os mesmos nao têm nenhuma conexao com a antiga orientacao do Westwerk. Eles sao apenas solventes. Em discussao estavam, a título de exemplo, empresas como um clube de billar e uma rede de supermercados.

Begründung

O Westwerk como um lugar de vizinhanca viva e inspiradora representa simbolicamente um caráter criativo e subversivo do oeste de Leipzig, que faz com que esse bairro seja tao vivo. Com o planejamento das reestruturacoes essa regiao da cidade perde um centro cultural. As reestruturacoes do Westwerk sao apenas uma parte das mudancas básicas no oeste de Leipzig. O crescimento rasante da cidade, o aumento dos aluguéis e restauracoes luxuosas fazem com que há muito tempo nao exista lugar para todos nessa vizinhanca. Muitas das decisoes polítcas municipais, que afetam as mudancas e as remocoes no bairro, acontecem atrás de portas fechadas. Pessoas que moram aqui no bairro têm muitas vezes pouco direto de palavra nas decisoes atingindo-lhes diretamente no seu ambiente de vida. A campanha "Salve o Westwerk" tem como objetivo tornar público processos intransparentes no Westwerk, estimular um debate aberto com o público e conectar os atores da oposicao.

Nós exigimos: A cidade de Leipzig deve ser correspondida na sua missao cultural, conservar e fomentar espacos acessíveis de criatividade assim como pontos de encontro. O proprietário do Westwerk nao pode se ornamentar com a imagem de um fomentador da cultura e ao mesmo tempo impulsionar a ampliacao do bairro cultural com orientacao puramente lucrativa. Maiores informacoes, agenda de reunioes e encontros públicos encontram-se no Website: http://westenwehrtsich.noblogs.org

Vielen Dank für Ihre Unterstützung

Link zur Petition

Bild mit QR code

Abrisszettel mit QR Code

herunterladen (PDF)

Diese Petition wurde in folgende Sprachen übersetzt

Noch kein PRO Argument.

Noch kein CONTRA Argument.

Diese Petition wurde in folgende Sprachen übersetzt

Helfen Sie mit, Bürgerbeteiligung zu stärken. Wir wollen Ihren Anliegen Gehör verschaffen und dabei weiterhin unabhängig bleiben.

Jetzt fördern